Líder brasileira em
exportação de pulses
Conheça 5 benefícios do feijão para sua saúde

Conheça 5 benefícios do feijão para sua saúde

Ingrediente principal de um dos pratos mais típicos da culinária brasileira, o feijão é o queridinho de muita gente, que não abre mão do grão nas refeições do dia a dia. E, mesmo com a alta dos preços no mercado interno nos últimos meses, o consumo continua crescendo.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em abril deste ano mostrou que, de cada dez brasileiros, sete comem feijão diariamente. Atualmente, o consumo interno é de 17 quilos por habitante ao ano, mas estimativas do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) apontam que em 2020 o número deve saltar para 22 quilos.

Um aumento justificável diante do sabor incomparável do grão, da variedade de combinações no preparo e dos inúmeros ganhos que seu consumo regular oferece à saúde.

Fonte de ferro, vitaminas, cálcio e muitos outros nutrientes, o feijão ainda é considerado um aliado importante na prevenção e controle de doenças. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra 5 benefícios do feijão para a sua vida.

1. Previne o câncer

Os grãos de feijão (principalmente os mais escuros) são ricos em quantidades significativas de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer como o de mama, próstata, cólon, reto, pulmão, estômago e colo do útero.

2. Combate a anemia

O consumo de feijão também atua no combate à anemia, já que um de seus principais nutrientes é o ferro. Se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como laranja, abacaxi, limão ou acerola, o organismo absorve ainda mais o mineral.

3. Ajuda a controlar o colesterol

Estudos canadenses e americanos apontam que a ingestão de uma porção de feijão por dia pode reduzir o colesterol ruim em 5%, isso porque o grão é rico em fibras solúveis. Consequentemente, as chances de doenças cardiovasculares também reduzem em até 6%.

4. Auxilia no sistema digestivo

A alta concentração de fibras do feijão também colabora para o funcionamento do sistema digestivo. As fibras solúveis dos grãos servem de base para a formação de ácidos graxos de cadeia curta, que fornecem energia para que as células do intestino atuem regularmente.

5. Evita cáries

A combinação do feijão com arroz ainda proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries. Isso porque esses alimentos absorvem melhor o flúor presente na água tratada que é utilizada em seus preparos. O mineral fica concentrado na saliva de quem consome o arroz e o feijão, aumentando a proteção dos dentes.

O feijão oferece ainda muitos outros benefícios para a saúde, mas isso é assunto para os próximos posts. Até mais!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *