Líder brasileira em
exportação de pulses
Conheça mais sobre 4 tipos de feijões, suas características e benefícios

Conheça mais sobre 4 tipos de feijões, suas características e benefícios

Tipicamente brasileiro e indispensável no dia a dia de muitas refeições, o feijão sofreu mudanças com a evolução tecnológica e com o passar do tempo.

Como ingrediente principal ou como acompanhamento, o feijão traz sabor às mais variadas receitas e contribui no fornecimento de nutrientes essenciais para o nosso organismo. Há diversos tipos de feijão disponíveis no mercado, mas nem todos são consumidos em grande escala.

No post de hoje, selecionamos 4 tipos de feijão para você conhecer mais sobre suas características. Confira!

1. Feijão Preto

O mais conhecido dos grãos (Phaseolus vulgaris) possui coloração preta e grãos riniformes (formato de rim). Seu tamanho pode variar de 450 a 500 grãos/100g.

O feijão preto contribui para a saúde do coração não só através das qualidades da sua fibra, mas também nas quantidades significativas de ácido fólico e magnésio. Possui compostos chamados polifenóis, que atuam como antioxidantes no sangue, prevenindo o colesterol.

Seu caldo, depois do cozimento, pode ser de cor preta ou achocolatada dependendo da variedade.

2. Feijão Carioca

Possui cor bege com rajas marrom (cor de café). Pode ser encontrado em diferentes formatos: alguns mais arredondados e outros mais longos, sendo cultivado em todos os estados brasileiros.

Nasceu do cruzamento de duas variedades de feijão: o Opaco e o Bico de Ouro, bege e com listras marrons. O Feijão Carioca lembra as calçadas de Copacabana, daí o seu nome. Existem cerca de 20 variações dessa raça.

Sobre seus benefícios, vale ressaltar que o feijão carioca é fonte de fibras alimentares, que ajuda no controle do apetite e manutenção da forma e redução de peso. Possui cálcio, que é importante para a formação e saúde dos ossos e dentes e inibe a diabetes.

3. Feijão Vermelho

Este feijão pode ser encontrado em diferentes formatos e tamanhos, podendo ser mais arredondados ou compridos, com grãos maiores e menores, dependendo da variedade.

Também apresenta diferentes tonalidades de cores, mas, no Brasil, ele é encontrado predominantemente na cor vermelho escuro. No restante do mundo, são muito comuns e apreciados os vermelhos claros. Seu tamanho pode variar de 400 grãos/100 g a 240 grãos/100g.

De sabor marcante, esta variedade é comum na culinária francesa, principalmente em sopas. Entre seus benefícios, está sua ação no controle da hipertensão arterial.

4. Feijão Rosinha

Possui grãos de cor predominantemente rosa. Após o cozimento, apresenta caldo achocolatado puxado para o rosa, sendo mais claro que o caldo do Feijão Carioca.

Foi um dos principais feijões produzidos no Brasil até a década de 70, vindo a ser gradualmente substituído pelo Feijão Carioca.

E você, tem preferência por algum tipo? Costuma cozinhar em sua casa? Qual sua receita? Conte pra gente nos comentários!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.