Líder brasileira em
exportação de pulses
Feijão e arroz: a combinação perfeita quando o assunto é alimentação saudável

Feijão e arroz: a combinação perfeita quando o assunto é alimentação saudável

O feijão é um dos alimentos mais consumidos entre os brasileiros. Rico em proteínas e vitaminas, o grão é bastante popular e faz sucesso na mesa de muita gente, não apenas pelo seu sabor inigualável, mas também por ser bastante acessível à população.

A leguminosa é considerada ainda um dos alimentos mais poderosos nutricionalmente, tanto que integra o Guia da Alimentação Saudável, elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, a recomendação é que o feijão seja consumido ao menos uma vez por dia e, no mínimo, quatro vezes por semana, principalmente em função dos inúmeros benefícios que oferece à saúde de quem o consome. Independente se a sua preferência é pelo tradicional preto, branco, carioca ou vermelho, o que importa mesmo é inserir esse alimento em suas refeições.

Arroz: a combinação perfeita!

Há muito tempo o feijão ganhou um companheiro inseparável: o arroz. É até difícil encontrar quem consuma o grão sem ter, pelo menos, algumas colheres desse outro alimento como complemento.

A mistura, que surgiu ainda na época dos índios, permanece em alta até hoje, agradando e conquistando cada vez mais paladares. E, além de muito saborosa, essa combinação também é bastante completa do ponto de vista nutricional.

Segundo especialistas, quando consumimos uma leguminosa, como o feijão, acompanhado de um cereal, como o arroz, nosso organismo consegue aproveitar melhor todas as proteínas vegetais e vitaminas que esse prato oferece, o que não aconteceria tão bem no consumo separado desses ingredientes.

A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, também já estudou os benefícios dessa combinação para nosso corpo e, conforme a entidade, um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% das proteínas presentes nesses dois alimentos.

Benefícios

Já deu pra perceber que tanto o feijão, quanto o arroz, oferecem muitos benefícios. Mas, vamos listar aqui, os principais deles para você, confira!

Feijão:

– Fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9
– Rico em proteínas e minerais como ferro, fósforo, cálcio, potássio e magnésio
– Faz bem para o intestino
– Reduz o colesterol no sangue
– Melhora o sistema nervoso
– Previne alguns tipos de câncer

Arroz:

– Rico em vitaminas do complexo B
– Reduz o colesterol ruim
– Tem menos de 1% de gordura
– Faz bem ao coração e a outros músculos
– Melhora a pele, o sistema nervoso e o aparelho digestivo
– Contribui para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas
– É bom para os olhos

Se você já é um adepto do prato de feijão com arroz, conheceu no post de hoje bem mais motivos para continuar consumindo. Se essa combinação ainda não é a sua favorita, que tal seguir esses valiosos conselhos e inserir esses alimentos no seu dia a dia? Você só tende a ganhar!

Com informações Bem Estar

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *