Líder brasileira em
exportação de pulses
5 dicas para cultivar uma horta em casa

5 dicas para cultivar uma horta em casa

Qualidade de vida, saúde e passatempo: criar e cultivar hortas caseiras têm se tornado uma prática cada vez mais comum entre as pessoas.

Essa atividade, segundo especialistas, oferece benefícios à saúde, pelo consumo de alimentos sem agrotóxicos, e também como combate ao estresse. Outra vantagem está no compartilhamento de tarefas com outros membros da casa, em especial, as crianças, que – devido à sua curiosidade – podem aprender sobre a importância da responsabilidade.

Seja em casa com terrenos grandes ou, até mesmo, em apartamentos, é possível adaptar a ideia, implantar a sua horta e colher alimentos fresquinhos e saudáveis!

via GIPHY

Muito além da estrutura e da organização, é preciso comprometimento, dedicação e paciência para que a horta dê bons frutos.

Local

Independente de você residir em casa ou apartamento, o importante é que você opte por um local arejado e que receba luz solar durante algumas horas do dia.

Tipos de plantas

Antes de comprar, faça uma breve pesquisa sobre quais plantas são mais indicadas para o espaço escolhido. Opte por aquelas que melhor se adaptam. Caso você tenha uma rotina bastante corrida, a sugestão é que considere também selecionar por plantas que exigem um pouco menos de cuidado e atenção.

Irrigação

Assim como o ser humano precisa ingerir água com frequência, diariamente, as plantas também necessitam da irrigação para poder crescer. A quantidade de água varia de acordo com o tipo de planta escolhida, assim como a frequência.

Terra

A preparação da terra para receber a muda ou a semente é uma etapa de grande importância. É dessa forma que garante-se que o solo da horta seja rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas cresçam com saúde.

Controle de pragas

Não é o tamanho que determina o fato de as pragas “atacarem” ou não uma plantação. Dessa maneira, as pequenas hortas caseiras também podem sofrer com esse problema.

As pragas em hortas caseiras podem ser combatidas de maneira simples, manualmente ou utilizando sabão neutro, detergente de louça e/ou extratos de pimenta ou alho. A dica é não utilizar nenhum produto inseticida industrial do tipo spray sobre as plantas, pois pode resultar em intoxicação.

Gostou desse texto? Então, compartilhe com os amigos nas redes sociais!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *