Líder brasileira em
exportação de pulses
4 dicas práticas para você armazenar feijão corretamente

4 dicas práticas para você armazenar feijão corretamente

Estocar alimentos é uma prática que já acompanha a sociedade há muito tempo. Em certas épocas, ela até foi deixada de lado, mas, atualmente, com a alta da inflação, as compras do mês voltaram a se tornar hábito entre os consumidores.

Entre os itens que costumam entrar para essa lista, um ganha destaque especial: o feijão. Não é difícil encontrar quem tenha certa quantidade desse grão armazenado em casa. Isso porque, além de saboroso e nutritivo, também é um alimento bastante prático.

Até aí, tudo bem; o problema costuma ser o armazenamento desse alimento. Afinal, muitas doenças podem ser ocasionadas em função da má conservação de produtos alimentícios.

Por isso, é preciso ficar atento e seguir algumas dicas de armazenagem a fim de garantir a qualidade do grão e um preparo saboroso. Quer conhecer quais são? Continue a leitura!

Geladeira

A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.

Garrafa pet

As garrafas pet são ideais para armazenar grandes quantidades de feijão por um período mais longo de tempo. O processo é trabalhoso, mas depois de fazê-lo, não será preciso se preocupar.

Comece lavando as garrafas com água e sabão e coloque-as para secar no sol. Depois que estiverem bem secas, despeje um pouco de álcool em uma delas e passe de uma garrafa para outra. Quando o álcool evaporar totalmente, você já pode iniciar o processo de armazenagem.

Inicie colocando dois dentes de alho inteiros e com casca no fundo da garrafa. Em seguida, coloque metade do alimento na garrafa e mais dois dentes de alho com casca. Encha até próximo à borda e coloque os dois últimos dentes. Por fim, bata o fundo da garrafa para que o alimento se acomode e preencha o espaço com o restante do feijão.

Feche bem e coloque uma etiqueta com a data de armazenamento. A validade é de dois anos.

Pote de vidro

Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Congelador

Essa dica é válida para quem quer gosta de congelar o feijão já cozido para comer durante a semana. Para isso, não tempere os grãos. Cozinhe-os por 35 minutos na panela de pressão e tire do fogo. Espere esfriar e guarde em potes de 200 gramas – porção suficiente para uma pessoa.

Para consumir, a melhor forma é transferi-lo do congelador para a geladeira, mas se quiser consumir logo, utilize o micro-ondas para descongelar. Tempere a quantidade de feijão descongelada e pronto, o alimento já pode ser consumido!

Leia também: Conheça mais sobre 4 tipos de feijões, suas características e benefícios.

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *