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4 informações úteis sobre o feijão que você precisa conhecer

4 informações úteis sobre o feijão que você precisa conhecer

O feijão é um alimento essencial para a saúde. Rico em carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas (principalmente as do complexo B) e sais minerais (ferro, fósforo, potássio e cálcio), ele é capaz de proporcionar energia para o dia a dia e os nutrientes essenciais ao nosso organismo.

Por isso, está presente na mesa da maioria dos brasileiros, em receitas diversas que vão desde a tradicional feijoada até pratos diferenciados, como uma salada, por exemplo.

Mas, por trás dos grãos, das variedades distintas e das diferentes formas de preparo, existem algumas informações úteis que você precisa conhecer; e nós selecionamos as principais para o post de hoje. Confira!

1. O valor nutricional do grão varia de acordo com suas cores?

Sim. De acordo com estudos, existem diferenças nutricionais e funcionais entre os feijões de cores diferentes. Feijões brancos, por exemplo, não contêm taninos (compostos fenólicos) e, portanto, possuem uma qualidade proteica maior. Os teores de outros componentes do grão, como proteínas, fibras e minerais, também podem variar conforme o tipo de feijão.

Apesar dessa variação, todos os feijões podem ser considerados importantes do ponto de vista nutricional. Assim, a recomendação de consumo de uma determinada variedade de feijão deve levar em conta as necessidades nutricionais ou funcionais do público-alvo.

2. É preciso deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo?

Sim. Além de proporcionar um cozimento mais rápido do grão, essa ação também contribui com a redução considerável dos compostos que diminuem a digestibilidade de certos alimentos e dos que causam flatulência (formação de gases intestinais).

3. A água em que o feijão ficou de molho deve ser trocada antes do cozimento?

Essa é uma prática recomendável. Ao deixar o grão de molho, uma boa parte dos compostos que causam flatulência acabam ficando na água. Por isso, ao trocá-la você evita que isso aconteça.

Lembre-se, no entanto, de que ao jogar a água fora, uma pequena parte de outros nutrientes do feijão, como algumas proteínas solúveis e minerais, podem ser perdidas. Mesmo assim, o alimento ainda continua sendo bastante nutritivo.

4. O caldo do feijão também possui valor nutricional?

Sim. Seja utilizado nas refeições do dia a dia ou como entrada, para abrir o apetite, o caldo resultante do cozimento de feijão concentra nutrientes importantes, como os minerais, que migram dos grãos para a água durante o processo.

Neste caso, o consumo dos grãos cozidos junto com o caldo retém esses minerais perdidos e garante o aproveitamento mais completo dos nutrientes do alimento.

Gostou desse post? Então, leia também: 5 benefícios do feijão para sua saúde.

Com informações Embrapa

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

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