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Alimentação saudável: como organizar um cardápio saboroso e nutritivo

Alimentação saudável: como organizar um cardápio saboroso e nutritivo

O estresse diário pisca como um alerta em nossas cabeças: precisamos nos alimentar melhor. A correria do dia a dia, muitas vezes, é tratada como um empecilho para mudar os hábitos alimentares em busca de uma vida mais saudável.

Um velho ditado resume o que deveríamos praticar diariamente: “desembale menos e descasque mais”. Sócrates também marcou a história com uma célebre frase: “que teu alimento seja teu remédio”.

Alimentar-se bem é sinônimo de comer comida de verdade. Segundo o Ministério da Saúde, o consumo diário de alimentos mais saudáveis e a prática de atividades regulares evitam uma série de doenças crônicas.

Outro ponto bastante importante a ser considerado é a variedade alimentar. Restringir determinados tipos de ingredientes – sem a supervisão de um profissional – não traz benefícios à saúde e, ainda, pode interferir no funcionamento do organismo.

O que não pode faltar em um cardápio saboroso e nutritivo?

O tradicional arroz e feijão – paixão do brasileiro e parte da cultura gastronômica nacional – é um bom exemplo do que não pode faltar no dia a dia de quem busca por uma alimentação mais saudável.

Quando se consome uma leguminosa, como o feijão, com um cereal, no caso, o arroz, o organismo faz a digestão de todas as vitaminas e proteínas vegetais.

Verduras e legumes, por sua vez, são protagonistas de nutrientes que refletem na saúde do organismo, da pele e de muitos outros órgãos.

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A famosa pipoca, como já falamos aqui no blog, além de ser uma delícia (o acompanhamento perfeito para um filme ou um lanche da tarde) atua positivamente em dietas de reeducação alimentar.

Para quem é adepto do doce, encontra nas frutas um tipo de sobremesa delicioso e saudável. Variando as opções diariamente, além de combiná-las, é possível experimentar sabores diversos e garantir a ingestão de vitaminas essenciais.

Apesar de serem vistos como vilões, os carboidratos desempenham um papel muito importante em nosso corpo. É claro que é essencial que você opte por carboidratos complexos, os quais prolongam a sensação de saciedade.

Ainda na linha dos grãos, vale destacar os benefícios oferecidos pela soja em nosso organismo. As isoflavonas são destaque, porque evitam a perda de massa óssea, além de serem ricas em cálcio. A estrutura das isoflavonas semelhantes à do estrogênio, mais uma vez, ganha a cena pelo seu efeito anticâncer.

Por fim, não podemos esquecer de que o cardápio ganha força e otimiza seus resultados quando está aliado à prática regular de exercícios, além de outros hábitos saudáveis diários.

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