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Tempos difíceis? Aprenda como fazer seu negócio sobreviver à crise

Tempos difíceis? Aprenda como fazer seu negócio sobreviver à crise

Em tempos de crise econômica, a capacidade de um negócio conseguir se adaptar aos acontecimentos ditará sua permanência no mercado, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

Reduzir gastos em algumas partes e investir em outras, criar estratégias de gerenciamento e vendas, além de estar sempre atento às mudanças do mercado são práticas essenciais. Mas, há ainda algumas outras coisas que podem ser feitas para que a sua empresa passe por esse período e se estabilize no mercado. Confira!

 1# Assuma a frente da sua empresa

Já ouviu aquele velho ditado “O olho do dono é que engorda o boi”? Ele continua muito atual, e não é só em tempos de crise que o dono ou os sócios devem participar ativamente do negócio, mas em todos os momentos. Essa participação ajuda tanto no relacionamento com os funcionários quanto com os clientes.

Além disso, você irá:

  • Entender todos os processos da sua empresa;
  • Deixar os clientes à vontade para comprar na sua loja;
  • Perceber as falhas no atendimento/organização do espaço;
  • Vincular sua imagem à imagem da empresa;
  • Ser reconhecido pelo mercado;
  • Aumentar resultados e lucros.

Lembre-se: você é o maior interessado no sucesso do seu negócio e é também responsável por seus funcionários.

2# Repense preços e insira combos

Você, como empresário, sabe melhor do que ninguém todos os custos que um negócio traz, porém, seu cliente, na hora da compra, não pensará nisso. Dessa forma, repensar os preços e as estratégias de venda é crucial!

Uma boa alternativa para diminuir os preços é cortar alguns gastos, mas isso, claro, sem comprometer a qualidade do serviço e o ambiente de trabalho.

  • Aluguel, você paga? Mudar sua loja para um lugar mais em conta pode ser uma ótima opção!
  • Converse com seus parceiros e renegocie preços e prazos, ou, até mesmo, troque os fornecedores.
  • Faça promoções e descontos para grandes vendas. Ex.: a cada dois pares de calça, ofereça 50% de desconto na terceira! Isso movimentará sua loja e dará rotatividade ao estoque.

3# Cobrança e parcelamentos

A realidade das pessoas no Brasil não permite que a maioria consiga fazer grandes comprar se não houver a opção de parcelar! Se sua loja vende produtos com preços altos, mas não oferece parcelamentos, é hora de repensar sua estratégia, caso contrário os clientes fugiram do seu estabelecimento.

Disponibilize opções de parcelamento com cartão de crédito ou em carnês! Sua empresa sentirá o aumento nas vendas, mas, depois, lembre-se de ficar atento às cobranças!

Ter uma equipe treinada, especificamente, para essa tarefa, inclusive, tende a fazer com que a taxa de inadimplência diminua significativamente! Além disso, em casos de grandes dívidas, ofereça formas de pagamentos diversificadas, cogitando até mesmo o parcelamento do valor com uma possível diminuição dos juros para o cliente.

4# Relacionamento

O bom relacionamento com os clientes será um diferencial, muitas vezes, decisivo, no processo de finalização da compra. É o que fará com que ele compre na sua loja, e não na loja do vizinho, que tem um produto 5 reais mais barato!

As pessoas querem se sentir acolhidas e pertencentes a algo. Traga seu consumidor para perto da loja e mostre que se importa com ele! Aqui vão algumas dicas:

  • Ofereça consultorias de produtos;
  • Tenha uma boa recepção/atendimento;
  • Converse com seus clientes;
  • Faça questionários sobre sua loja e as percepções que ele tem.

Esse diálogo será rico para ter uma boa avaliação e relacionamento com o seu consumidor.

5# Invista em Marketing

O cliente quer e precisa consumir e irá no lugar em que mais perceber seu custo/benefício! É através de estratégias de marketing que os pontos fortes de sua empresa serão ressaltados e os fracos poderão ser aperfeiçoados.

É a hora ideal para começar a investir nesta área ou aprimorá-la ainda mais dentro de seu negócio!

Percepção de valor

Todos os passos anteriores servirão para agregar a percepção de valor de sua marca e alavancar suas vendas. Em tempos de crise, o trabalho é redobrado e estar aberto a novas possibilidades fará com que o seu estabelecimento se mantenha em destaque no mercado!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

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