Líder brasileira em
exportação de pulses
Conheça mais sobre o Feijão Carioca, queridinho da mesa do brasileiro

Conheça mais sobre o Feijão Carioca, queridinho da mesa do brasileiro

O Feijão Carioca, carinhosamente chamado de carioquinha, é a variedade favorita na mesa do brasileiro. Cultivado em todos os estados do país, ele é altamente nutritivo, rico em fibras, ferro, proteínas e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do corpo.

O grão surgiu por volta dos anos 70 de forma natural, em uma fazenda no interior de São Paulo, quando um agricultor encontrou uma nova variedade de feijão em sua plantação: uma planta mais vistosa e que produzia muito mais do que as outras.

O produtor apresentou esse grão, de cor marrom-clara e listras, ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Testes realizados observaram sua resistência à doenças e a alta produtividade da espécie. Segundo o Instituto, desde sua descoberta, já foram desenvolvidas 42 variações de feijão do mesmo tipo.

A polêmica do nome

Por mais que seu nome seja “Carioca”, ele não tem muita relação com o Rio de Janeiro, inclusive o seu consumo no estado não é tão expressivo quanto em outras partes do país. Então, de onde vem seu nome? Existem duas versões bem distintas para explicar.

A primeira, e mais romântica, é a de que as listras do feijão lembram o Calçadão de Copacabana e, por isso, foi batizado de Carioca. Já a segunda versão, contada por Leonardo Melo, coordenador do programa de melhoramento de feijão da Embrapa, diz que o feijão lembrava muito uma espécie de porco chamado Carioca, que tinha a pelagem marrom-clara com manchas escuras, muito popular na época em que o feijão foi descoberto e, por este motivo, foi batizado de Feijão Carioca.

Os benefícios do Feijão Carioca

Separamos alguns dos benefícios que o consumo do feijão traz ao corpo no dia a dia, olha só!

#1 Combate a queda de cabelo: um dos principais motivos pela queda de cabelo é a deficiência de potássio no organismo e o feijão carioca é rico neste nutriente, auxiliando na saúde e fortalecimento das madeixas.

#2 Traz benefícios para a pele: os problemas de pele seca, vermelhidão, pigmentação, dermatites, entre outros, se dão geralmente pela falta de vitamina B no organismo. O feijão tem uma grande concentração dessa vitamina e vai deixar sua pele hidratada e saudável.

#3 Faz bem ao coração: riquíssimo em fibras, o feijão estabiliza o nível de açúcar no sangue, reduz o nível do colesterol e o mantém sob controle. Com o feijão seu coração fica saudável, além de estar mais protegido contra doenças cardíacas.

#4 Fonte de proteínas: ½ xícara de feijão pode fornecer em torno de 7 gramas de proteína, a mesma quantidade que 20 gramas de proteína animal, sendo assim é uma grande fonte de proteína vegetal, além de fornecer energia para o dia a dia.

Com informações: G1 e Super Interessante

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *