Líder brasileira em
exportação de pulses
Revelado: conheça os segredos de como fazer feijão mais gostoso

Revelado: conheça os segredos de como fazer feijão mais gostoso

Preto, roxinho, rosinha, mulatinho. Não importa o tipo, o feijão é o companheiro inseparável nos pratos dos brasileiros e casa bem com praticamente qualquer receita. Além disso, o feijão é ótima fonte de proteínas, fibras, ferro e outros nutrientes.

Mesmo presente nas casas brasileiras, há muitas dúvidas sobre o seu preparo: deixar ou não de molho? Temperar antes ou depois de pronto? Como engrossar o caldo? Por isso, para te ajudar como fazer feijão mais gostoso, separamos os segredos para você acertar no preparo desse delicioso alimento!

Different beans in glass jars

Preciso deixar o feijão de molho?

Esta é uma das maiores dúvidas na preparação do feijão. Mas a resposta é simples: quando o feijão fica de molho, além de seu cozimento ser mais depressa, as chances de formar gases em quem o consome diminuem.

A dica é fazer isso durante a noite, por cerca de 12 horas, embora 60 minutos já sejam suficiente para a receita ficar mais leve.

Como engrossar o caldo?

A redução que é a responsável por tornar o caldo grosso. Depois de temperado, deixe o feijão apurando em fogo lento.

Para tornar esse processo mais rápido, tire uma porção do feijão já cozido, bata no liquidificador e devolva à panela.

Qual a quantidade certa de água?

Se o feijão ficou de molho, calcule 1 litro para cada quilo de feijão. Se o feijão não ficou de molho, coloque 2 litros de água para cada quilo.

Medir pelos olhos também vale: use cinco dedos de água acima do nível dos grãos. Se precisar completar, faça com água fervente.

Deixar o feijão de molho é indispensável?

Deixar o feijão de molho antes da preparação não é indispensável, mas contribui com o processo de cozimento.

Stainless steel pot with Black beans in water,

Em quanto tempo o feijão cozinha?

Na panela de pressão, o cozimento do feijão acontece em cerca de 20 minutos depois que a panela começa a apitar. Nas panelas comuns, o tempo é de mais ou menos uma hora.

Preciso selecionar o feijão?

É bastante normal que os feijões comprados em sacas possam vir com pedras no meio, por isso devem ser selecionados. Já os feijões de saquinho, vendidos no supermercado, não precisam passar por esse processo. Mesmo assim, é sempre bom dar uma olhadinha!

Pessoas separando o feijão para cozinhar

Devo temperar o feijão antes ou depois do preparo?

Dica fundamental para quem quer saber como feijão mais gostoso, a recomendação é temperá-lo depois de cozido, mas sem deixar o grão mole. O momento certo de temperar ocorre quando o grão estiver mais duro, quase no final do cozimento. Use cebola, alho, bacon e folha de louro. O sal só deve ser usado no final.

Posso guardar fora da geladeira?

Se estiver fervido, você pode guardar o feijão fora da geladeira sem o risco de azedar, contanto que não mexa nele depois do processo. Sempre que for comer, faça esse processo novamente. Na geladeira, o tempo de duração do feijão é de uma semana.

Posso congelar?

Sim. Depois de pronto, o feijão dura até três meses no congelador.
Aprendeu como fazer feijão mais gostoso? Use nossas dicas e conta pra gente nos comentários o que achou!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *