Líder brasileira em
exportação de pulses
Como preparar uma deliciosa carne de soja

Como preparar uma deliciosa carne de soja

Há uma série de produtos derivados da soja, considerado um ingrediente bastante versátil na cozinha. No caso da proteína, ela pode substituir frango ou carne vermelha na maioria das receitas, basta preparar da forma certa.

Muitas pessoas recorrem ao alimento pela escolha de não consumir mais produtos de origem animal. Mas, não é preciso ser vegano ou vegetariano para inseri-la no seu cardápio, pois além de nutritiva, ela tem um bom preço.

A Proteína Texturizada de Soja (PTS) combina com muitos pratos, substituindo a carne em receitas de hambúrguer,  kibe, almôndegas, strogonoff, assim como no tradicional molho à bolonhesa. No entanto, como todo ingrediente, ela exige um preparo adequado.

Veja então o que é preciso para preparar uma deliciosa carne de soja!

O preparo adequado da Proteína Texturizada de Soja

1 – O primeiro passo é hidratar bem a proteína, cobrindo-a com água quente e suco de ½ limão. Deixe agir por 30 minutos ou o tempo suficiente para ela ficar macia. Faça esse processo nas duas versões da carne, tanto na granulada quanto na graúda;

2 – Passe-a em um escorredor e retire o excesso de água espremendo com as mãos. Não esqueça de deixá-la um pouco úmida, pois é importante;

3 – Capriche bem nos temperos. Além dos temperos tradicionais, como alho, cebola e sal, acrescente louro em pó, ou as próprias folhas, molho shoyu e manjericão;

4 – Se o seu prato combina com um sabor defumado, acrescente também o bacon vegetal. No caso de receitas com legumes, cozinhe-os à parte e só depois misture com a soja.

Receita deliciosa de molho à bolonhesa a base de carne de soja

Agora que você já entende o processo de preparo da soja, confira uma receita perfeita para comer com a massa de sua preferência, seja o macarrão normal, integral ou, até mesmo, de abobrinha ou cenoura.

Ingredientes

  • 1 xícara de carne de soja
  • 1 lata de tomate pelado
  • 1 colher de sopa de molho shoyu light
  • 1 dente de alho
  • ½ cebola
  • Salsinha
  • Manjericão
  • Louro em pó
  • Pimenta e sal

Modo de preparo

1 – Comece hidratando, da forma que falamos anteriormente;

2 – Refogue o alho e a cebola, adicione a carne de soja e depois o molho shoyu. Mexa bem;

3 – Deixe refogando por 5 minutos e depois adicione a lata de tomate. Use a lata do tomate como medida e acrescente à panela 1 lata e meia de água filtrada. Abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos;

4 – Tempere com a salsinha, o louro em pó, a pimenta e o sal;

5 – Misture com a massa de sua preferência;

6 – Finalize com o manjericão fresco e bom apetite!

Além de ser fonte de proteína, a carne de soja também é rica em fibras e aminoácidos, sendo praticamente isenta de gorduras. Portanto, seu consumo moderado pode trazer benefícios para a saúde como a diminuição do mau colesterol e prevenção de doenças ósseas.

Gostou da receita? Experimente inserir a proteína de soja no seu cardápio, diminuindo assim o consumo de carnes!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *