Líder brasileira em
exportação de pulses
Dicas para o feijão congelado ficar fresquinho

Dicas para o feijão congelado ficar fresquinho

Quem não gosta de um feijão fresquinho? Mas também quem consegue fazer feijão todo dia? Difícil alguém ter tempo para isso. O que resta então é congelar para não deixar de comer o seu feijão com arroz de todo dia. Quer saber como congelar feijão?

Entenda agora como é esse processo!

É preciso deixar o feijão de molho antes de cozinhar?

Durante muitos anos se preparava o feijão apenas depois de ficar um tempo de molho. O truque era pra deixá-lo mais macio. Porém, com as panelas de pressão ficando cada vez mais potentes, hoje não é mais necessário deixar o feijão de molho para amaciar.

Culinaristas dizem ainda que esse processo pode até partir os grãos e prejudicar a receita. Portanto, a resposta é: o feijão não precisa ficar de molho antes de ir para a pressão.

Qual é a hora certa de temperar o feijão?

Para quem já está acostumado a cozinhar, essa pode ser uma questão óbvia. Mas quem nunca fez feijão costuma ficar um pouco confuso com os processos.

Saiba que o tempero vai apenas na hora de consumir. Isso quer dizer que após tirar da pressão, o feijão vai direto para o recipiente no qual será congelado, a não ser que você vá prepará-lo na hora.

Logo, não é para temperar o feijão na panela de pressão, nem mesmo antes de congelar. Temperando na hora, você terá um sabor fresco do alimento e ele vai durar mais tempo. Você pode até deixar o tempero misturado na geladeira e colocá-la quando for cozinhar.

Passo a passo para seu feijão congelado ficar fresquinho

Seguindo os passos a seguir, você verá como dá para comer feijão fresco todo dia sem precisar tirar a panela de pressão do armário.

  1. Coloque o feijão no fogo com uma folha de louro;
  2. Deixe por 35 minutos na pressão;
  3. Desligue a panela, deixe sair a pressão e separe porções de 200g;
  4. Congele as porções e retire-as apenas quando for preparar;
  5. Tempere apenas quando for consumir;
  6. Para temperar, faça uma mistura de alho, sal e óleo da sua preferência;
  7. Deixe dourar e coloque uma parte do feijão descongelado;
  8. Para deixar ele mais cremoso, amasse alguns grãos junto com o tempero e deixe apurar;
  9. Acrescente o restante da porção e coloque a mesma quantidade de água;
  10. Deixe ferver e sirva o seu feijão fresquinho e gostoso.

Esse passo a passo é para a receita tradicional de feijão, aquele que colocamos por cima do arroz.

Aliás, há “sérias” disputas entre dois grupos: aqueles que colocam o feijão por cima e os que preferem por baixo do arroz. E aí, qual é o seu lado?

Bom, talvez você só queira mesmo é ter essa combinação no prato, não importa como. Se o seu caso é esse, vá fundo nas dicas e coma-o sempre fresco.

Lembre-se que, assim como outros grãos, o alimento favorito do brasileiro é bastante versátil.

Agora que já sabe como congelar feijão, use algumas das suas porções para fazer outras receitas criativas, como bolinhos, hambúrguer, feijão com carnes, legumes ou, até mesmo, aquele caldinho que fica perfeito com alho frito e cheiro verde.

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.