Líder brasileira em
exportação de pulses
4 bons motivos para comer milho

4 bons motivos para comer milho

O milho é um dos grãos mais famoso no mundo inteiro. Ele está presente na mesa de diversas pessoas no dia a dia e, aqui no Brasil, comer milho é uma tradição no São João. O alimento tem seus primeiros registros na história há mais de 7 mil anos e foi encontrado em pequenas ilhas perto do México.

O nome milho é de origem indígena e significa sustento da vida. É um nome bastante propício já que estamos falando de um alimento rico em amido, uma grande fonte de energia. O grão era de extrema importância para diversos povos como Maias, Astecas e Incas que exaltavam o alimento não só na arte como também em festas religiosas.

Apesar de as grandes navegações do século XVI terem levado o milho para outras partes do planeta, aqui no Brasil, ele chegou bem antes dos europeus.O grão se tornou bastante popular em diversos países não só pelo seu saber, mas também pelos benefícios.

Veja abaixo quais são as principais vantagens de consumir milho e os inúmeros benefícios que esse alimento oferece para nossa saúde!

1. Rico em carboidratos

Quem foi que disse que carboidrato é ruim para a saúde? Ele é um nutriente mais que obrigatório na nossa dieta e sem ele a vida seria impossível.

O milho possui uma substância chamada amido, um conjunto de milhares de moléculas de glicose, o tipo de açúcar que o nosso corpo usa como fonte de energia. É uma ótima opção de alimento, por exemplo, antes dos treinos para melhorar o desempenho e a resistência do corpo.

2. É rico em substâncias antioxidantes

O milho possui dois antioxidantes muito importantes: a luteína e a zeaxantina. Essas substâncias são responsáveis por reduzir a quantidade de radicais livres no corpo. Eles envelhecem as células e ainda podem danificar a cadeia de DNA, aumentando as chances de câncer.

Por isso, consumir antioxidantes é de extrema importância para a nossa saúde. Além de agir no organismo como um todo, também melhoram a aparência da pele, deixando-a mais jovem e também reduzem as chances de problemas cognitivos.

3. Rico em fibras

As fibras são muito importantes para a nossa saúde. Elas ajudam a regular o intestino, promovem maior saciedade e assim, reduzem a fome.

A maior parte dessas fibras, que estão presentes na casca do milho, são insolúveis. Em um copo com milho cozido, é possível ter ali 4 gramas de fibras. Até mesmo aquela pipoca que a gente come em casa pode ser de grande ajuda.

4. Possui ácido fólico

O ácido fólico é uma substância muito conhecida por ser indispensável para as gestantes, pois ela ajuda no fechamento completo do tubo neural, evitando uma complicação de saúde chamada de espinha bífida.

Também conhecido como vitamina B9, o ácido possui vantagens que vão muito além dos cuidados durante a gestação. Ele melhora o funcionamento do cérebro, faz bem para o coração, evitando o desenvolvimento de doenças cardíacas, auxilia na prevenção do câncer, aumenta a imunidade e é excelente para quem deseja ter unhas fortes e saudáveis.

Esses são os principais motivos pelos quais todos nós devemos comer milho e inserir ele na nossa dieta todos os dias.

Quer mais dicas de saúde e de como melhorar a sua alimentação? Então assine a nossa newsletter!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *