Líder brasileira em
exportação de pulses
Leite de soja: benefícios e como fazer em casa

Leite de soja: benefícios e como fazer em casa

O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo. Ao final de 2018, devemos bater o recorde em exportação do grão para a China: 82,5 milhões de toneladas. E por que as pessoas consomem tanta soja? Por que ela é repleta de benefícios e consegue oferecer uma variedade de alimentos como o leite de soja.

Sim, a soja não precisa ser servida apenas como o grão ou um tipo de carne vegetal, que são as suas apresentações mais comuns. A soja também pode ser transformada em um leite muito saboroso e rico em diversos nutrientes.

O leite de soja é também uma excelente alternativa para os veganos. Esse grupo não consome nada de fonte animal, inclusive o leite de vaca ou de outros animais como o leite de cabra. Assim, o leite extraído da soja é uma ótima alternativa.

Vejamos abaixo quais são os benefícios dessa bebida para a nossa saúde e o melhor de tudo: como fazê-la em casa.

Motivos para consumir o leite de soja

1. Ajuda na menopausa

Quem já passou pela menopausa ou está passando por ela sabe que pode ser um período bastante complicado. A perda da libido, a pele e os cabelos mais secos e os calores, também conhecidos como fogachos, podem ser bastante incômodos.

Usar a reposição hormonal pode ser um problema, pois alguns estudos já mostraram que o tratamento pode aumentar o risco de câncer de mama. Porém, a isoflavona presente na soja e, consequentemente, no leite feito a partir do grão, se comporta como um hormônio natural.

Ela consegue combater diversos problemas causados pela menopausa: fogachos, reduz os níveis de colesterol, combate a osteoporose, entre outras vantagens como ajudar na prevenção do câncer de mama, de colo e de próstata.

2. Deixa os ossos mais protegidos

Novamente entramos com as isoflavonas. Como elas possuem uma composição química muito parecida com o estrógeno, hormônio que protege os ossos, o risco de osteoporose diminui.

Lembrando que apenas comer soja ou outros alimentos ricos em cálcio não é o suficiente para evitar a doença. Há também outros fatores ambientais e causas genéticas.

3. Evita problemas cardiovasculares

Algumas substâncias presentes na soja como a isoflavona ajuda na redução do colesterol. Isso reduz as chances de problemas cardiovasculares e também de problemas como infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Esse colesterol é o LDL, também conhecido como colesterol ruim, ele se acumula nas paredes dos vasos formando placas e dificultando a passagem do sangue e, consequentemente, de diversos nutrientes e de oxigênio.

Como preparar o leite de soja

Para fazer o leite de soja é bem fácil. Você só vai precisar de 170 gramas de soja e água. Essa água será usada para cobrir a soja por 10 horas, então, faça isso, de preferência de noite e deixe fora da geladeira. Coe a soja, reserve o líquido e o grão separadamente.

Do líquido, esquente 5 xícaras. Use mais 3 xícaras do líquido para bater com os grãos da soja no liquidificador até que fique numa consistência de milk shake.

Agora você deve unir essa mistura a água aquecida na panela e deixar no fogo até espumar bastante. Por fim, coe tudo e espere esfriar para espremer. É nesse momento que você consegue o leite de soja e que deve ser cozido por 5 minutos antes de ser consumido.

Quer receber mais dicas como essa do leite de soja e melhorar a sua alimentação? Então, assine a nossa newsletter!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *