Líder brasileira em
exportação de pulses
Cuscuz: origem, benefícios e uma receita deliciosa

Cuscuz: origem, benefícios e uma receita deliciosa

O cuscuz é um alimento típico da região Nordeste, mas que já é consumido em todo o Brasil. Ele é rico em carboidratos e assim, é uma das melhores fontes de energia. A origem desse alimento vem da África e o hábito de comer cuscuz foi trazido pelos escravos.

O cuscuz pode ser feito de diversos tipos de grãos ou mesmo raízes: cuscuz de milho, de trigo, de mandioca e também de inhame. E, dependendo do alimento usado como principal, temos os benefícios desse alimento, sendo o tipo mais comum o cuscuz de milho.

cuscuz de milho

Saiba agora um pouco mais sobre esse alimento tão brasileiro e como você pode fazer deliciosas receitas usando o cuscuz!

Quais os benefícios do cuscuz de milho?

O milho alimenta diversas populações desde os tempos mais remotos. É um grão presente diariamente na mesa de diversas pessoas por conta do seu elevado valor nutritivo e quantidade de fibras. O amido é a fonte de energia principal das plantas assim como o glicogênio é para os animais.

Portanto, o cuscuz de milho é excelente, por exemplo, para consumir antes de treinos, sejam eles aeróbicos ou não. Também conseguem ajudar a corpo a se recuperar de doenças, aumentando a eficácia do sistema imune oferecendo o “combustível” necessário para combater o agente invasor.

Receitas com cuscuz de milho

Existem diversas maneiras de preparar o cuscuz. Por exemplo, o cuscuz feito no Ceará e em outras regiões do Nordeste, é salgado e costuma levar diversos temperos como tomate, pimentão e proteínas como carne de sertão desfiada e ovo cozido.

Cuscuz com carne de charque

Já o cuscuz paulista é feito com farinha de milho ou de mandioca e leva outros tipos de ingredientes como peixe, camarão e palmito.

Vejamos abaixo algumas receitas que levam cuscuz e que, além de fáceis, são deliciosas!

Cuscuz com carne de charque e queijo coalho

Ingredientes

  • 2 colheres cheias de requeijão cremoso
  • 1 colher de manteiga
  • 250 gramas de queijo coalho picado em pedaços
  • 3 xícaras de cuscuz de milho
  • 2 xícaras de leite
  • 500 gramas de carne seca dessalgada
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • Pimenta e sal a gosto

Modo de preparo

Comece refogando a cebola na manteiga ou no azeite e depois, adicione a carne seca desfiada já misturada com pimenta. Depois que ela estiver no ponto, desligue a chama e em outra panela, comece a preparar o cuscuz (cozido no vapor apenas com água e sal). Forre o fundo e as laterais da cuscuzeira, coloque a carne no meio e feche novamente com mais cuscuz. Desenforme com muito cuidado em um prato ou bandeja de sua preferência.

Para o molho de queijo que vai por cima,  você deve bater no liquidificador o queijo, a manteiga e o requeijão. Essa mistura deve ir ao fogo médio e deve ser misturada até ficar mais consistente. Por fim, espalhe o molho por cima do cuscuz e ele estará pronto para ser servido.

O cuscuz é um alimento bastante versátil e, o melhor de tudo, muito barato. Você pode comer puro, sem nenhum acompanhamento ou pode preparar refeições deliciosas para você, seus amigos e familiares.

Quer receber mais dicas de receitas como essa? Então, assine a nossa newsletter!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *