Líder brasileira em
exportação de pulses
5 práticas para melhorar a produtividade na agricultura

5 práticas para melhorar a produtividade na agricultura

 Você já parou pra pensar na nossa produtividade agrícola? No Brasil contamos com uma capacidade agrícola enorme, nossas terras geram os mais diversos alimentos que são utilizados para consumo nacional e exportação. Porém, nem sempre essas lavouras desempenham o seu máximo, como exemplo, produzir mais na mesma área. 

Para isso, neste post, você confere dicas de como melhorar a produtividade na agricultura. Aqui você terá inspirações para aplicar no seu negócio! 

1. Para melhorar a produtividade na agricultura invista na rotação de culturas

Apesar de muito conhecida, a rotação de culturas não é realizada de forma eficaz em muitas propriedades. Para que ela realmente ajude a melhorar a produtividade das lavouras é necessário fazer um planejamento, entendendo qual é a predisposição de cada cultura agrícola e como elas vão reagir ao usar essa prática. 

Quando outras culturas são colocadas, o solo passa a reciclar nutrientes, melhor utilizando-os e ainda auxiliando no controle de ervas daninhas, doenças e pragas. 

2. Invista na agricultura de precisão

Uma ótima forma de produzir mais é usar os benefícios da tecnologia. A agricultura de precisão é capaz de identificar as diferentes condições do solo e ligá-las aos fatores do clima. 

Entre os principais objetivos estão a otimização de recursos naturais e investir onde realmente é necessário para melhorar a produtividade. Diminuindo desperdícios, garantindo mais produtividade na agricultura e reduzindo custos.

3. Uso de sementes de qualidade  

Depois de cuidar do solo, você precisa utilizar sementes de qualidade para o resultado ser eficaz. Pesquise e conheça as que são mais indicadas para sua região, além de usar sementes certificadas. 

4. Compostagem

A compostagem é usar os resíduos nas áreas agricultáveis como adubo. Essa prática traz muitos benefícios, como: melhora da qualidade do solo, repondo nutrientes e também ajuda os microrganismos benéficos, diminuindo o uso de químicos. 

As sobras de soja e milho são as principais usadas para a produção de compostagem. 

CTA-02

5. Mão de obra qualificada

A produtividade da sua lavoura e a qualidade dos resultados que colher, estão diretamente ligados com a habilidade da sua equipe. Por isso, priorize um ambiente de trabalho saudável, instigando o conhecimento e a qualificação dos funcionários. 

Aqui você também pode contar com o suporte de empresas especializadas no ramo, como a Coperaguas, onde o produtor recebe o acompanhamento do plantio até o destino final dos grãos.  

Melhorar a produtividade na agricultura pode ser um desafio, mas com as ferramentas e práticas corretas, você tem mais chances de ser assertivo. 

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais artigos como esse.

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.