Líder brasileira em
exportação de pulses
Aumente a produtividade do milho com essas 4 dicas

Aumente a produtividade do milho com essas 4 dicas

Você sabia que, na safra do ano passado, um agricultor americano bateu o recorde de 644 sacas de milho por hectare? Parece impossível, não é? David Hula, ganhador do Concurso NCGA, disse que o resultado só foi possível porque ele levou em conta tudo o que poderia influenciar nos diversos estágios da cultura e, assim, foi tomando as medidas necessárias.

Neste post, trouxemos algumas dicas práticas que vão ajudar você a bater seus recordes de produção de milho.

#1 Preparo do solo para o cultivo do milho

Existem várias maneiras de preparar o solo para receber o plantio de milho – plantio convencional, preparo mínimo e preparo conservacionista – mas, antes de optar por uma delas, é essencial que você solicite uma análise do solo anualmente e, em caso de solos arenosos que recebem maiores aplicações de fertilizantes, a análise deve ser feita ainda mais vezes. É ela que vai determinar a necessidade de correção e/ou adubação para que você tenha mais produtividade, por isso é uma etapa que não deve ser pulada.

#2 Escolha da semente de milho

A qualidade do lote de sementes é, sem dúvidas, um fator determinante para garantir uma boa produtividade de milho. Procure os melhores fornecedores e questione sobre como é feito o tratamento das sementes, pois a partir disso, é possível proteger a saúde da planta e torná-la mais resistente.

Um bom fornecedor também vai orientá-lo sobre as melhores opções para seu tipo de solo e clima, bem como para a necessidade de ter uma maior quantidade de plantas. Estudos apontam que os híbridos de milho respondem melhor quando a população de plantas é maior, mas esse incremento deve ser feito com ajuda de especialistas, pois isso implica em outras mudanças no manejo. 

#3 Use a tecnologia para aumentar a produtividade de milho

Monitoramento de solos e lavouras

Atualmente, já existe agricultura de precisão com tecnologia preditiva, ou seja, um monitoramento que é capaz de identificar os talhões que estão sujeitos a pragas e doenças antes de qualquer sinal visível. Dessa forma, você reduz o uso de defensivos agrícolas e melhora a qualidade da produção. Segundo a Embrapa, o controle eficiente de pragas pode aumentar a produtividade em até 20%.

Previsões climáticas

A tecnologia também é sua aliada na hora de entender os fatores climáticos da lavoura, como a chuva, temperatura e a radiação solar. Com dados confiáveis em mãos, você pode considerar a necessidade de aderir a um sistema de irrigação, por exemplo, ou até mesmo mudar o plantio para o período com menor risco climático. 

Máquinas e equipamentos agrícolas

Tratores, pulverizadores e colheitadeiras também interferem na produtividade do milho, por isso, é importante conhecer o funcionamento e a capacidade de cada um para escolher o mais adequado à sua área de plantio. Mantenha as revisões preventivas em dia, assim, você não vai ficar na mão durante os plantios e colheitas.

CTA-02

Sistema de gestão agrícola

O uso de um software de gestão agrícola permite que você organize todas as informações da sua lavoura e analise os dados gerados com mais precisão e agilidade, para então tomar as melhores decisões. 

#4 Conte com a Coperaguas para melhorar a lavoura de milho

Realizar um bom manejo da cultura de milho é realmente uma tarefa complexa, são diversos fatores envolvidos, mas pode ser mais fácil se você tiver um parceiro confiável ao seu lado. A Coperaguas te acompanha em todo o processo, desde o plantio, passando pela colheita, até a exportação dos grãos. Converse com a gente!

 

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.