Pressione enter para pesquisar

Congresso discute mercado mundial do feijão-caupi

Encontro sobre o tema vai ocorrer em junho no Mato Grosso e terá palestrante da Coperaguas, que exporta feijão-caupi para mercado árabe.

07 de Abril de 2016 Publicada as: 14h26

São Paulo – Uma conferência em junho sobre o feijão-caupi abordará o mercado mundial para o produto e um dos palestrantes será Paulo Henrique Ribeiro de Aguiar, responsável pela originação e processamento do feijão para exportação da Cooperativa Agroindustrial Águas Frias (Coperaguas), que vende para países árabes.

O 4º Congresso Nacional de Feijão-Caupi acontece de 7 e 10 de junho, com a realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. Segundo programação divulgada na página do evento na internet, haverá palestrantes brasileiros e também de países como Nigéria, África do Sul e Estados Unidos.

O objetivo é estimular a interação entre os públicos envolvidos na cultura do feijão-caupi, promover atualização sobre inovações, mercado, tecnologias e pesquisas relacionadas ao produto. São esperados mais de 500 participantes.

O tema do encontro é “Avanços e desafios tecnológicos e de mercados” com três eixos: científico, técnico e comercial. Entre as discussões estarão o melhoramento genético do feijão-caupi no mundo, o controle alternativo de pragas, aspectos fitotécnicos, nutrição mineral do produto, redução de colesterol associada ao consumo do feijão, defensivos agrícolas apropriados, oportunidades de mercado no Brasil e no mundo, mecanização das lavouras, resistência genética, entre outros.

A discussão sobre os mercados ocorre no dia 9 de junho, às 8h45, com a moderação de Rafael Vivian, da Embrapa Produtos e Mercados, e participação de Marcelo Eduardo Lüres, do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), que vai falar sobre o Brasil, Alberto Aroldo Santos, da Bocaiuva Alimentos, que abordará o varejo na área, e Aguiar, que falará sobre o mercado para o feijão-caupi no mundo. A Embrapa lançará a cultivar BRS Imponente, atrativa para o mercado exportador.

Haverá também um dia de campo, no qual o público poderá verificar soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas pela Embrapa para a cultura.

Serviço:
4º Congresso Nacional de Feijão-caupi
De 7 a 10 de junho de 2016
Centro de Eventos Ari José Riedi
Sorriso – Mato Grosso
Mais informações e inscrições: www.conac2016.com.br

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe - Foto: Assessoria/Embrapa

Voltar

Indicadores
econômicos