Pressione enter para pesquisar

Últimas Notícias

Coperaguas participa das comemorações para o Dia Mundial dos Pulses

O objetivo é incentivar o consumo dos pulses para uma alimentação saudável e também valorizar esses produtos que movimentam grande parte da economia em diversos países

10 de Fevereiro de 2019 Publicada as: 08h00

10 de fevereiro é comemorado o World Pulses Day ou, Dia Mundial dos Pulses, como são conhecidas internacionalmente as leguminosas secas - feijão, lentilha, ervilha e outros. O objetivo é incentivar o consumo dos pulses para uma alimentação saudável e também valorizar esses produtos que movimentam grande parte da economia em diversos países.

Ainda na sua primeira comemoração, em 2016, mais de 21 milhões de pessoas em 36 países participaram. Mas, você sabia que também pode participar? Todos os eventos podem ser transformados no Dia Mundial dos Pulses. Desde uma reunião familiar a uma festividade com milhares de pessoas, basta compartilhar as imagens do evento usando a hashtag #GlobalPulseDay e #LovePulses e, é claro, ter um cardápio à base de pulses.

Grandes aliados da alimentação  

Você sabia que manter uma alimentação baseada no consumo de pulses traz inúmeros benefícios para a saúde? Exemplo disso é o feijão que está presente na mesas das famílias brasileiras. Rico em ferro, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fibras e muitos outros itens que são essenciais para a alimentação, o grão é uma ótima opção para prevenir doenças como câncer.

Todos os pulses possuem benefícios para o nosso organismo, a lentilha auxilia no processo digestivo; o soja reduz o risco de doenças cardiovasculares; o milho é rico em antioxidantes. É só escolher a opção que mais lhe agrada e adicionar as suas refeições. Cada grão tem suas peculiaridades e benefícios, aproveite!

Um dia de homenagem e confraternização

Os colaboradores foram convidados para um almoço especial, que contou com um variado cardápio à base de pulses, desde os aperitivos. Foram servidos feijão tropeiro, farofa de caupi, farofa de feijão branco, salada de feijão mungo, salada de grão de bico com bacalhau, salada de grãos diversos, pasta de grão de bico, salada de lentilha e, claro, uma tradicional e deliciosa feijoada que você também pode preparar em casa. Aproveite e celebre o Dia Mundial dos Pulses também!

Feijoada Brasileira

INGREDIENTES

500 g de feijão-preto

200 g de carne-seca

200 g de carne defumada

200 g de paio

200 g de linguiça calabresa

200 g de costela de porco

150 g de bacon

1 cebola picada

1 dente de alho picado

2 colheres (sopa) de cheiro verde picado

1 pitada de colorau

1 pitada de cominho em pó

1 laranja

pimenta-malagueta a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

azeite a gosto

MODO DE PREPARO

1. Numa peneira, lave o feijão e transfira para uma tigela. Acrescente bastante água e deixe de molho por aproximadamente 12 horas, trocando a água pelo menos uma vez.

2. Corte a carne-seca em pedaços, retire e despreze as gorduras, e coloque num recipiente. Cubra com água e deixe de molho por 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.

3. Corte o bacon em cubos grandes. Separe uma pequena parte para o refogado e corte em pequenos pedaços. Para cortar a costela de porco em pedaços, apóie a costela sobre uma tábua e deixe a parte dos ossos virada para cima. Com uma faca afiada, corte a carne seguindo a linha entre os ossos. Reserve.

4. Escorra a água da carne-seca e coloque a carne numa panela. Cubra com água fria e leve ao fogo para ferver. Ao ferver, escorra a água e cubra novamente com água fria. Leve novamente ao fogo e espere ferver. Escorra a água e reserve.

5. Escorra a água do feijão e coloque-os numa panela grande. Cubra os feijões com bastante água e leve ao fogo alto para ferver. Enquanto aguarda a fervura, lave a laranja muito bem sob água corrente.

6. Ao ferver, abaixe o fogo e acrescente a laranja inteira (com casca) e a carne-seca. Após 30 minutos, adicione as costelinhas reservadas. Após mais 30 minutos, acrescente a carne defumada. Retire a laranja e despreze. Em seguida, adicione as lingüiças inteiras e o bacon. Deixe cozinhar por mais 90 minutos ou até que as carnes e o feijão fiquem macios.

7. Pique a cebola, o alho e o cheiro-verde. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo, regue com um pouco de azeite e adicione o bacon picado. Em seguida, junte a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Coloque o cheiro-verde, o cominho, o colorau, a pimenta-malagueta picada e mexa bem.

8. Pegue uma concha de feijão macio, sem o caldo, de dentro da feijoada e coloque sobre um prato. Amasse com um garfo, formando uma papa. Coloque a papa de feijão na frigideira com o refogado e mexa bem. Se for preciso, acrescente um pouco de caldo.

9. Transfira o refogado com a papa para a panela da feijoada, misture e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Prove a feijoada e verifique se precisa acrescentar sal e pimenta.

10. Retire as linguiças de dentro da panela e coloque-as sobre uma tábua. Corte as lingüiças em fatias finas e coloque as rodelas na panela da feijoada. Espere a feijoada aquecer e sirva em seguida.

11. Para acompanhar, sirva com arroz branco, couve refogada, farofa, mandioca frita e gomos de laranja.

Fonte: Panelinha

 

Voltar