Líder brasileira em
exportação de pulses
5 tipos de Feijão-Caupi e suas características

5 tipos de Feijão-Caupi e suas características

Combinado com arroz e protagonista de muitas outras receitas, o feijão ganhou as mesas e se tornou um ingrediente indispensável no dia a dia.

Tamanha é a sua grandeza que as variedades de grãos também têm surgido a cada dia, ressaltando características dessa especiaria tão apreciada no mundo inteiro. Apesar de ser originalmente brasileiro, o feijão já ganhou outras partes do mundo, dos mais diversos continentes.

Feijão-Caupi

Segundo a Embrapa, o Feijão-Caupi é um dos principais componentes alimentares nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, especialmente na zona rural.

Através do programa de melhoramento genético, várias cultivares comerciais foram desenvolvidas, ampliando o mercado e as formas de uso do produto.

Feijão-Caupi Tumucumaque

De cor bege clara, halo marrom, pele lisa e formato do grão levemente reniforme, o Feijão-Caupi constitui uma arquitetura de planta mais moderna, grãos maiores e maior potencial produtivo.

Essa variedade tem grande aceitação comercial em todas as regiões brasileiras e é um produto promissor ao se tratar do mercado externo. Seu tamanho varia entre 450 a 470 grãos/100 g.

Feijão-Caupi Guariba

Com a aparência semelhante ao Feijão-Caupi Tumucumaque, possui cor bege clara, hilo marrom e pele lisa. Também é conhecido como Gurutuba, Feijão Praia, Feijão Branco Miúdo.

De fácil manejo – cultivado principalmente pelas comunidades do semiárido Nordestino –, apresenta ciclo de desenvolvimento rápido e tolerante às condições de estresse hídrico em razão da frequência e distribuição pluviométricas irregulares.

Feijão-Caupi Novaera

Também possui cor branca, halo de cor marrom e pele áspera. Também é conhecido com Feijão Leite e Quebra Cadeira. O porte semiereto da planta permite a colheita totalmente mecanizada dos grãos.

O Feijão-Caupi é aquele típico do prato baião-de-dois e algumas saladas, rico em proteínas, fibras e energia. O potencial para ampla aceitação comercial vem dos grãos bem-formados, no padrão de preferência de uma grande faixa de consumidores no mercado nacional e até internacional. Seu tamanho varia entre 450 a 470 grãos/100 g.

Feijão-Caupi Fradinho

Esta é uma subclasse do Feijão-Caupi classe branco. Tem como principais características o grão reniforme e o halo bem delineado na cor preta. Também é conhecido no Brasil como Boca-preta e mundialmente conhecido como Blackeye Bean (feijão de olho preto).

É consumido em todas as regiões do Brasil, assim como América Central, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, sendo, inclusive, importado pelo mercado brasileiro. Seu tamanho varia entre 400 a 450 grãos/100 g.

Feijão-Caupi Macassar

Essa é uma das culturas mais importantes do Nordeste do Brasil. Divide-se em diversas subclasses (sempre-verde, mulato) que são bastante apreciadas pela culinária brasileira. Quando recém-colhidas, possuem coloração semelhante, partindo do bege levemente esverdeado até um tom de bege. Seus grãos possuem formato de arredondado a reniforme.

O Feijão-Caupi Macassar é consumido em todos os estados das Regiões Norte e Nordeste do Brasil e, nos últimos anos seu consumo tem se estendido pelas demais regiões brasileiras. Seu tamanho varia entre 450 a 600 grãos/100 g.

Siga-nos nas redes sociais: Facebook e YouTube!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.