Líder brasileira em
exportação de pulses
5 curiosidades sobre o feijão

5 curiosidades sobre o feijão

O feijão é o alimento preferido de muita gente: há, inclusive, quem não troque um bom prato dessa leguminosa por nada. Seja sozinho, em forma de feijoada, tutu de feijão, caldo, sopa ou como acompanhamento, o grão sempre faz a diferença nas refeições.

Bastante saboroso e altamente nutritivo, o feijão também é fonte de muitas vitaminas e seu consumo é indicado para crianças, jovens, adultos e idosos.

Mas, além dessas informações, o que você sabe ou conhece sobre esse alimento? Para você ficar bem informado, selecionamos 5 curiosidades sobre o feijão para o post de hoje. Continue a leitura!

1. Origem

O feijão é considerado um dos alimentos mais antigos consumido pelo homem. Descobertas arqueológicas, de aproximadamente 10.000 a.C., indicam que o grão cultivado teve sua origem na América do Sul, mais precisamente no Peru, e posteriormente foi levado para regiões mexicanas, onde também era cultuado como símbolo da vida.

2. Utilidade

Diferente do que muita gente possa imaginar, o feijão nem sempre foi utilizado apenas na gastronomia. Na Roma antiga, por exemplo, o grão era empregado também como uma espécie de moeda para pagamentos em jogos de apostas.

Além disso, na Grécia, o feijão também era usado nas eleições. Para votar, o feijão branco significava sim e o feijão preto representava não.

3. Propriedades

O feijão preto é um alimento de origem vegetal, mas suas propriedades nutricionais se aproximam
de alimentos de origem animal. Por isso, relatam os registros sobre os grãos que os budistas, na busca por uma dieta sem carnes, encontraram no feijão um importante aliado para manter sua alimentação saudável e balanceada.

Os grãos contêm diversas vitaminas, sais minerais e ferro, que nutrem e dão energia ao ser humano. Em 100 gramas do produto, encontram-se cerca de 220 calorias, ou seja, energia equivalente das proteínas da carne bovina, suína, de frango e peixe.

4. Feijoada

O primeiro registro de um cardápio de feijoada no Brasil “com feijão preto” é de 1833. O prato foi servido no restaurante do Hotel Theatre, em Recife, e ganhou o nome de “feijoada à brasileira”.

No entanto, a feijoada em si não é uma invenção brasileira. Acredita-se que foi inventada na Europa, porém com outra variedade de feijão. No Brasil, foram os escravos africanos os responsáveis por criar a feijoada, mudando a receita europeia e utilizando o feijão preto, já que era o produto mais acessível na época.

5. Música

A feijoada conquistou tanto os brasileiros que foi até tema de música do cantor Chico Buarque. “Feijoada completa”, segundo os relatos, foi composta por Chico durante o retorno de seus amigos que estavam no exílio, a fim de mostrar a saudade que sentia.

Para encerrar, então, nada melhor do que apreciar esse som. Até a próxima!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.