Líder brasileira em
exportação de pulses
Feijão Mungo: conheça mais sobre esse grão recheado de benefícios para a saúde

Feijão Mungo: conheça mais sobre esse grão recheado de benefícios para a saúde

Os tipos de feijão vão muito além do feijão preto e carioca, frequentemente preparados nas refeições. Há o vermelho, rosinha, o tipo jalo, azuki e diversas outras variações que cada vez mais ganham lugar no mercado e nos pratos, como o feijão mungo.

Dentre todos os feijões, o mungo é destaque tanto por seu sabor quanto por seus benefícios para a saúde, combinando em receitas diferentes e encantando os consumidores que o experimentam pela primeira vez.

Separamos algumas informações para que você conheça e entenda mais sobre a leguminosa, um ótimo ponto de início antes de experimentá-las e aderi-lá às refeições. Continue lendo e confira!

O que é o feijão mungo?

O mungo é um espécime de coloração esverdeada menor e mais arredondada do que um feijão carioca. Ele é originário e popular na Índia e, atualmente, já é muito presente na culinária tanto indiana quanto asiática, tornando-se ainda mais presente.

Muitas pessoas procuram acrescentar o feijão mungo na dieta por sua grande quantidade de fibras, proteínas e minerais, como cálcio e potássio, qualificando a saúde quando o consumo for equilibrado.

Quais seus diferenciais para a saúde?

A partir da presença dos nutrientes citados, o feijão mungo é popular por ajudar em pontos como:

Regular o colesterol

Com a alta concentração de fibras, a leguminosa ajuda a reduzir o mau colesterol e regular a pressão, estabilizando o fluxo de sangue do nosso corpo e reduzindo as chances de doenças do coração.

Melhorar o sistema imunológico

Outro benefício é que o feijão contém muitos nutrientes que ajudam no combate de vírus e bactérias, ou seja, são propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, além da maior quantidade de vitamina C que ajuda no aumento dos glóbulos brancos.

Equilibrar o sistema digestivo

A alta concentração de fibras do feijão mungo também é interessante por seus benefícios para o sistema digestivo. Pessoas com o metabolismo mais lento tendem a acrescentar o feijão em sua dieta e reduzir problemas como acidez estomacal e indigestão, contribuindo para melhorar a qualidade de vida.

Ajudar no controle da diabetes

Um último exemplo é a contribuição para o controle da diabetes a partir de seu baixo índice glicêmico, regulando a concentração de açúcares no organismo.

Todos esses benefícios podem ser ainda mais proveitosos com o consumo de outros alimentos que qualificam as ações do feijão mungo e colaboram com a saúde dos envolvidos. Assim, invista em uma dieta variada e com alimentos complementares.

Como preparar esse tipo de feijão?

Assim como muitos outros tipos, o feijão mungo pode ser preparado com o dobro de água por cerca de 20 – 30 minutos até que fique macio. Porém, seu preparo pode ser direcionado tanto para o consumo do feijão individualmente quanto em sopas, risotos e pratos frios, ajudando a variar na dieta.

CTA-04

Entendeu melhor como o feijão mungo ajuda no equilíbrio do organismo e oferece benefícios para a saúde? Ficou interessado? Então que tal assinar nossa newsletter e conferir ainda mais conteúdo de qualidade? Entre em nosso blog e cadastre-se!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.