O cuscuz é um alimento típico da região Nordeste, mas que já é consumido em todo o Brasil. Ele é rico em carboidratos e assim, é uma das melhores fontes de energia. A origem desse alimento vem da África e o hábito de comer cuscuz foi trazido pelos escravos.
O cuscuz pode ser feito de diversos tipos de grãos ou mesmo raízes: cuscuz de milho, de trigo, de mandioca e também de inhame. E, dependendo do alimento usado como principal, temos os benefícios desse alimento, sendo o tipo mais comum o cuscuz de milho.
Saiba agora um pouco mais sobre esse alimento tão brasileiro e como você pode fazer deliciosas receitas usando o cuscuz!
Quais os benefícios do cuscuz de milho?
O milho alimenta diversas populações desde os tempos mais remotos. É um grão presente diariamente na mesa de diversas pessoas por conta do seu elevado valor nutritivo e quantidade de fibras. O amido é a fonte de energia principal das plantas assim como o glicogênio é para os animais.
Portanto, o cuscuz de milho é excelente, por exemplo, para consumir antes de treinos, sejam eles aeróbicos ou não. Também conseguem ajudar a corpo a se recuperar de doenças, aumentando a eficácia do sistema imune oferecendo o “combustível” necessário para combater o agente invasor.
Receitas com cuscuz de milho
Existem diversas maneiras de preparar o cuscuz. Por exemplo, o cuscuz feito no Ceará e em outras regiões do Nordeste, é salgado e costuma levar diversos temperos como tomate, pimentão e proteínas como carne de sertão desfiada e ovo cozido.
Já o cuscuz paulista é feito com farinha de milho ou de mandioca e leva outros tipos de ingredientes como peixe, camarão e palmito.
Vejamos abaixo algumas receitas que levam cuscuz e que, além de fáceis, são deliciosas!
Cuscuz com carne de charque e queijo coalho
Ingredientes
- 2 colheres cheias de requeijão cremoso
- 1 colher de manteiga
- 250 gramas de queijo coalho picado em pedaços
- 3 xícaras de cuscuz de milho
- 2 xícaras de leite
- 500 gramas de carne seca dessalgada
- 1 cebola cortada em rodelas
- Pimenta e sal a gosto
Modo de preparo
Comece refogando a cebola na manteiga ou no azeite e depois, adicione a carne seca desfiada já misturada com pimenta. Depois que ela estiver no ponto, desligue a chama e em outra panela, comece a preparar o cuscuz (cozido no vapor apenas com água e sal). Forre o fundo e as laterais da cuscuzeira, coloque a carne no meio e feche novamente com mais cuscuz. Desenforme com muito cuidado em um prato ou bandeja de sua preferência.
Para o molho de queijo que vai por cima, você deve bater no liquidificador o queijo, a manteiga e o requeijão. Essa mistura deve ir ao fogo médio e deve ser misturada até ficar mais consistente. Por fim, espalhe o molho por cima do cuscuz e ele estará pronto para ser servido.
O cuscuz é um alimento bastante versátil e, o melhor de tudo, muito barato. Você pode comer puro, sem nenhum acompanhamento ou pode preparar refeições deliciosas para você, seus amigos e familiares.
Quer receber mais dicas de receitas como essa? Então, assine a nossa newsletter!