Líder brasileira em
exportação de pulses
Feijão na introdução alimentar infantil

Feijão na introdução alimentar infantil

O feijão é um dos alimentos mais populares no país, um grão que não pode faltar na mesa dos brasileiros. Além de ser algo acessível financeiramente à grande maioria da população, o feijão é extremamente benéfico para a nossa saúde. Mas quando se trata de saber quando dar feijão para as crianças, bate a dúvida. Como inserir o feijão na introdução alimentar dos pequenos?

O feijão é rico em vitaminas do complexo B, é uma excelente fonte de potássio, ajuda na prisão de ventre e no combate à anemia. Por todos esses e outros benefícios, o feijão precisa fazer parte da alimentação infantil, mas é preciso saber quando começar.

Veja abaixo sobre o assunto e saiba como e quando colocar o feijão na introdução alimentar do seu filho.

Quando colocar o feijão na alimentação infantil?

Até os 6 meses de idade, o bebê só precisa do leite materno. A partir do sétimo mês, já é possível introduzir alguns alimentos salgados como as papinhas na alimentação. As leguminosas como o feijão, só podem ser introduzidas no oitavo mês, depois que a criança estiver devidamente acostumada com os alimentos salgados.

Essa introdução deve ser de forma gradual. No primeiro contato da criança com esse tipo de alimento, dar apenas o caldo do feijão é o mais recomendável. Depois, que ela já tiver se acostumado, comece a dar o caldo com os grãos amassados. E então, só depois, comece a dar os grãos inteiros.

CTA-02 (1)

Como preparar o feijão para os bebês?

Para o seu pequeno, o feijão deve ser preparado de uma forma diferente. Isso é muito importante, por exemplo, para evitar gases. Vejamos abaixo a melhor forma de preparo do feijão para os bebês.

O primeiro passo, como sempre, é limpar o feijão e lavá-lo muito bem em água corrente. Depois, deixe-o de molho por, pelo menos, 8 horas (ele pode ficar até 24 horas na água). Você também pode adicionar ½ suco de limão para remover as substâncias que causam gases e podem fazer com que o bebê tenha algum tipo de indigestão.

Ao final disso, você deve lavar bem o feijão e colocar numa panela para cozinhar com o dobro de água na qual ele estava. Usar a panela de pressão para cozinhar é uma ótima ideia, pois o cozimento é mais rápido.

Ligue a chama alta e deixe assim até que a panela “pegue” pressão. Após isso, pode manter o fogo baixo por mais 20 minutos, mas se ainda estiver duro, deixe por um pouco mais tempo.

Nesse momento, não é necessário usar temperos. O melhor mesmo, não só pelo sabor como também pela preservação das vitaminas, é temperar na hora. Lembre-se de só utilizar temperos frescos. Congele o feijão em diversos potes e descongele na hora de usá-lo. Você também pode usá-lo para fazer sopas e assim usar o feijão na introdução alimentar infantil.

Quer receber mais dicas interessantes como esta? Então, assine a nossa newsletter!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.