Líder brasileira em
exportação de pulses
Agro 5.0: 5 tecnologias que vão fazer a diferença no campo

Agro 5.0: 5 tecnologias que vão fazer a diferença no campo

A revolução tecnológica já faz parte da nossa vida. É nítido que houve uma intensa mudança de comportamento das pessoas, a qual impacta diretamente nos hábitos de vida, de consumo e também no modo de se relacionar. 

Em diversos segmentos, essas transformações estão acontecendo de forma mais rápida e notória; em outros, observa-se que é o início de uma nova era. No que diz respeito ao agro, podemos afirmar que em toda história nunca foi registrado um período de tanta evolução como este que estamos vivendo.

Learning machine, inteligência artificial e muita conexão são alguns dos exemplos de novidades que podemos citar que têm sido implementados no dia a dia da agricultura e possibilitado alcançar novos e grandes resultados. A verdade é que o futuro é agora e o agro 5.0 já faz parte do nosso dia a dia.

Evolução da agricultura

A agricultura, conforme já sabemos, é uma atividade de base, essencial para a nossa sobrevivência. Por longos períodos, foi um trabalho desenvolvido essencialmente de forma manual. Aos poucos, houve a introdução de novos meios de locomoção que trouxeram mais qualidade de vida ao trabalhador rural. 

Depois, satélites, GPS e a ciência marcaram uma nova era do agro: imagens amplas e sementes geneticamente modificadas são alguns exemplos de ganhos que a humanidade teve com esses novos formatos. 

Agora, estamos vivenciando mais uma grande revolução: no agro 5.0, é a vez da automatização, da autonomia de decisão e da conexão criarem um novo cenário para a agricultura. Na sequência, a gente selecionou 5 tecnologias que vão fazer a diferença e proporcionar mais produtividade no campo. Vem conferir!

Conectividade: internet de alta capacidade por luz

O grande desafio da internet no campo era a maneira como seria disponibilizada com qualidade e precisão de funcionamento. Uma das grandes tendências da tecnologia nesse segmento é a conexão via luz. 

É como pensar que a mesma lâmpada que ilumina um ambiente também será capaz de distribuir sinal de internet para aquele local. No agronegócio, essa tecnologia utilizaria a fibra ótica com ampliação da vazão do sinal através de “centrais de luz”. 

Dados: decisões mais assertivas

Com a garantia do acesso a conexões de internet de qualidade, infinitas oportunidades passam a ser possíveis e, entre elas, a coleta de dados de maneira automatizada sobre a produtividade da propriedade.

Assim como as empresas de tecnologia, dados podem ser considerados o “novo petróleo”. Isso quer dizer que os agricultores podem basear o plantio e a colheita em informações mais precisas, aumentando as chances de sucesso do trabalho e garantindo resultados muito mais eficientes.

Aplicativos: otimização, produtividade e qualidade de vida

Como se trata de uma “engrenagem”, em que um fator interfere diretamente em outro, os dados que falamos no item anterior serão acessíveis literalmente na palma da mão do agricultor. Por meio de aplicativos desenvolvidos especialmente para o agro, o agricultor poderá acompanhar, em tempo real, o desempenho da sua propriedade e, assim, gerenciá-la de maneira organizada. 

Neste formato, o agro 5.0 fornece mais qualidade de vida às pessoas que trabalham diretamente neste segmento, já que podem utilizar de maquinário inteligente para fazer as tarefas mais braçais e focar seus esforços e atenção no gerenciamento e na resolução de problemas por meio do celular.

CTA-01

Sustentabilidade

Ao contrário do que se pode pensar, o agro 5.0 chega alinhado às questões ambientais para a sustentabilidade do nosso planeta. E o futuro também é sobre pensar em novas formas de prover nosso sustento, minimizando o impacto ambiental. 

Áreas de plantio proporcionais às áreas plantadas, diminuição do uso de produtos que agridem o meio ambiente e ações de conscientização são alguns exemplos do que o agro já faz e continuará fazendo em prol da natureza. 

Qualificação da mão de obra

Novos comportamentos pedem novos conhecimentos. O agro 5.0 traz consigo um grande desafio para o homem do campo: é preciso se reinventar, pensar fora da caixa e estar atento a todo momento às novidades que são lançadas com frequência. 

Estar aberto a essas novas possibilidades e encará-las como aliadas (e não como adversidade) é essencial para dar grandes passos e buscar ampliar sua produção. Para as empresas responsáveis pelo desenvolvimento dessas tecnologias, a tarefa é torná-las acessíveis e utilizáveis pelo homem do campo, dando suporte e estando lado a lado em sua implementação.

O futuro chegou e vai, cada vez mais, fazer parte da vida de todos. Para o agro 5.0, trata-se muito mais do que novas tecnologias: são novas formas de pensar e produzir os alimentos que estão diariamente na mesa de cada pessoa

A gente está sempre ligado no que há de novo e queremos compartilhar com você: assine nossa newsletter e receba em seu e-mail conteúdos importantes para o seu dia a dia!

 

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.