Líder brasileira em
exportação de pulses
5 perguntas (e suas respostas) curiosas sobre o milho

5 perguntas (e suas respostas) curiosas sobre o milho

Na praia, em casa, na pipoca ou em receitas, o milho é um grão que, sendo protagonista ou não, sempre dá um toque super especial e um sabor incrível às refeições. Ele faz parte do nosso dia a dia e está presente em alimentos e materiais que nem imaginamos. 

Por isso, saber mais sobre ele pode abrir novas possibilidades e enriquecer muito nosso conhecimento. No post de hoje, separamos 5 perguntas (e suas respostas) curiosas sobre o milho. Continue a leitura e fique por dentro!

Veja também:

Qual a origem do milho?

Segundo registros, a espiga de milho mais antiga do mundo foi encontrada por arqueólogos no México e também na Guatemala e seria de aproximadamente 7.000 anos a.C. De acordo com estudos, o teosinto, uma espécie de gramínea, teria dado origem ao milho como conhecemos. 

Vale ressaltar ainda que o próprio nome no grão, originalmente, significa “sustento da vida”, o que faz jus a sua utilização como alimento de subsistência dos povos daquela região. Sua importância, inclusive, era celebrada em rituais religiosos e artísticos.

Qual a produção e consumo mundial?

O ranking dos países produtores de milho tem em primeiro lugar os Estados Unidos, seguido de Brasil e, em terceiro lugar, a China. No Brasil, os estados que se destacam na produção são Mato Grosso, Paraná e Goiás. O cereal é o segundo mais cultivado em nosso país, perdendo apenas para a soja. 

Sobre o consumo, a curiosidade fica por conta do fato de que grande parte da produção do grão é destinada à alimentação de animais (chegando a 70%), sendo que a menor parte é utilizada para a alimentação humana. Esse dado tende a ter uma mudança, considerando o aumento da população mundial nos próximos anos.

produção de milho

Por que o milho da pipoca estoura e o outro não?

A pipoca é uma receita que tem o milho como ingrediente principal é uma opção de alimento que agrada a todos os gostos. Mas, sempre fica a dúvida: por que o grão da pipoca estoura e o outro milho, que usamos para outras receitas, não?

A resposta para essa pergunta está no fato de que a variedade do Zea mays everta – nome científico do milho-pipoca, possui mais água e tem uma casca mais resistente do que as demais. Ao entrar em contato com o calor, a água do grão vira vapor, expandindo-se. 

Além, é claro, de receitas deliciosas que a gente já conhece e ama, como pamonha, pão de milho, o milho é um ingrediente versátil que permite que você inove na cozinha e prepare outras delícias: brigadeiro de milho verde, fondue de milho verde e, até, chili com tortilhas de milho.

Mas, saindo do âmbito gastronômico, o milho também está presente na produção de outros itens, entre eles, complexos vitamínicos, pneus, plásticos, antibióticos, inseticidas e, até mesmo, fogos de artifícios. 

CTA-04

Porque o milho é bom para saúde?

Desde a casca até o seu interior, o milho é um alimento altamente nutritivo, abastecendo grande parte de nossas necessidades energéticas. Na sua composição, encontramos sais minerais, carboidratos, proteínas, vitaminas dos complexos A, B e E, entre outros.

Isso tudo atua, por exemplo, na saúde cardíaca, combatendo a degeneração muscular e também é antioxidante

Sobram motivos para, cada vez mais, inserir esse alimento no nosso dia a dia, aumentando o sabor dos pratos e também contribuindo com a nossa saúde. E você, conta pra gente: qual a receita com milho que você mais gosta de fazer?

Alguns dos gifs deste post foram retirados do Giphy, caso um seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação. 

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.