Líder brasileira em
exportação de pulses
Boas práticas para aumentar a produtividade da lavoura de soja

Boas práticas para aumentar a produtividade da lavoura de soja

Aumentar a produtividade da produção é um desafio constante enfrentado pelos produtores de soja. Muito além da quantidade, busca-se a qualidade para que a safra renda bons resultados.

Com a horizontalização da tecnologia, tem se tornado cada vez mais fácil colocar em prática ações que impactem em melhor produção da lavoura de soja

Nós selecionamos algumas delas neste post: continue a leitura e saiba mais! 

Faça a análise do solo

Faça a análise do solo para aumentar a produtividade da lavoura de soja

Antes mesmo do plantio efetivo, é preciso ter certeza que o solo que irá receber a semente está em boas condições. 

Assim, uma análise criteriosa, entendendo quais são os pontos críticos precisam ser ajustados, como a deficiência de nutrientes, pode resultar no sucesso da safra. 

Contar com o apoio de um profissional especializado é uma boa forma de cumprir essa etapa com maior eficiência. 

Saiba mais sobre o tema em: Degradação do solo: principais causas e como prevenir

Escolha o plantio direto

Em paralelo ao avanço tecnológico na agricultura, surge também a necessidade de manter o equilíbrio com o cuidado do meio ambiente

Assim, ao contrário do que se pensa, é possível unir as duas frentes e também aumentar a produtividade da lavoura de soja

A opção pelo plantio direto, conhecido como Sistema de Plantio Direto (SPD), consiste em deixar a palhada sobre o solo, permitindo que ela se torne matéria orgânica, cuidando do solo de maneira natural. 

Utilize o sistema de rotação de culturas

Utilize o sistema de rotação de culturas para aumentar a produtividade da lavoura de soja

Já falamos aqui no blog sobre como a rotação de cultura pode oferecer benefícios em diversas lavouras, e não é diferente com a lavoura de soja. 

Esta prática está atrelada, principalmente, à qualidade do solo. Quando se opta por manter somente a produção de uma cultura, o solo passa a ter maior deficiência em sua composição. 

Por outro lado, fazendo a rotação, o solo desenvolve de forma equalizada as vitaminas e nutrientes, potencializando a produtividade da lavoura de soja. 

Opte por sementes de alta qualidade

Com o terreno preparado, não dá para diminuir a atenção na escolha das sementes de soja. 

É a matéria-prima que carrega consigo a essência da lavoura, por isso, certificar-se de sua procedência é essencial para garantir boa produtividade.

Nesta etapa, pesquisas, conversas com especialistas e buscas podem fazer a diferença no momento da escolha. 

Faça o manejo de pragas, doenças e ervas daninhas

Algumas etapas da produção de soja podem não estar 100% sob o controle do produtor. 

A incidência de pragas, doenças e ervas daninhas é um exemplo disso. 

Por isso, o manejo apurado desses agentes é imprescindível para garantir a produtividade da lavoura. 

Esse é um trabalho ininterrupto e que precisa de acompanhamento atento, assim, a tecnologia apresenta-se como uma parceira ideal para o campo. 

Conte com a tecnologia para monitoramento

Conte com a tecnologia para monitoramento para aumentar a produtividade da lavoura de soja

Mais do que uma despesa, gastos com implementação de equipamentos e sistemas tecnológicos são um investimento para o produtor. 

Mesmo as pequenas lavouras, atualmente, exigem um trabalho bastante pesado, por isso, contar com o monitoramento da produção por meio de inteligência artificial é uma garantia maior de produtividade da lavoura de soja. 

Esses meios fornecem dados e informações precisos que auxiliam a tomada de decisão do produtor, minimizando os riscos e aumentando os resultados. 

Aqui, na Coperaguas, temos práticas de acompanhamento que ajudam o dia a dia do produtor para que ele aumente sua produtividade.

Entre em contato conosco para que possamos conversar!

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.