Líder brasileira em
exportação de pulses
A pipoca na vida do brasileiro

A pipoca na vida do brasileiro

Para acompanhar no cinema ou com um bom chimarrão, a pipoca é uma opção deliciosa e que já faz parte da cultura do brasileiro. 

Da tradicional pipoca salgada até as receitas que dão um toque especial, o que vale é soltar a imaginação e adaptar a iguaria conforme o seu gosto. 

Abaixo, vamos falar um pouco sobre a origem da pipoca, seu consumo em todo mundo e, principalmente, aqui no Brasil e, ainda, dicas de receitas para você preparar

Origem da pipoca

Qual a origem da pipoca?

Mesmo sem saber exatamente como a pipoca foi descoberta, estudos apontam que sua origem esteja datada há mais de 8 mil anos, sendo um dos alimentos mais antigos da humanidade. 

Em termos geográficos, supõe-se que o milho pipoca tem como berço o continente americano

Os povos maias, astecas e incas foram os primeiros a verificar que, ao ficarem expostos no calor, os grãos de milho pipoca estouravam e passavam a ter a forma de “florzinhas brancas”. 

 

 

Consumo de pipoca no Brasil e no mundo

De lá para cá, o milho pipoca foi literalmente um estouro e passou a fazer parte da cultura de muitos povos. 

No ranking mundial, os Estados Unidos estão no topo, sendo o país que mais consome pipoca no mundo. Não é difícil saber porque, já que o povo americano tem o hábito de ir ao cinema regularmente, bem como assistir a filmes e séries em casa. 

Em segundo lugar, estamos nós, o Brasil. Sendo um país altamente reconhecido por apreciar a diversão em momentos como o futebol e uma boa maratona de séries e filmes, não é uma surpresa que o consumo de pipoca seja alto. 

 

Já que a gente sempre está pronto para saborear uma pipoquinha, que tal conferir duas dicas de receita pra dar um toque super especial na sua pipoca? Continue lendo! 

Receita: Pipoca com Leite Ninho

Receita de Pipoca com Leite Ninho

Notícias ao minuto

Para quem quer uma opção super gostosa e é fã de um docinho, essa receita é incrível. Confira!

Ingredientes

½ xícara de óleo

1 xícara de milho pipoca

1 xícara de Leite Ninho (ou leite em pó da sua preferência)

1 xícara de açúcar

1 xícara de água

Como fazer

Coloque a água, o óleo, o açúcar, o leite em pó e o milho pipoca em uma panela e leve ao fogo. Assim que ferver, coloque em fogo baixo.

Mexa bem até que o milho comece a estourar. Tampe a panela e espere que todos os grãos estejam estourados, mexendo de vez em quando – cuidado para não queimar!

Despeje a pipoca pronta em um refratário e polvilhe mais leite em pó. Pronto, agora é só saborear!

Receita: Pipoca com Alecrim e Açafrão

Receita de Pipoca com Alecrim e Açafrão

Receitas Globo

Se você busca manter e, ainda, potencializar as propriedades benéficas da pipoca, essa receita vai unir sabor e saúde

Ingredientes

¾ de xícara de milho para pipoca

3 colheres de sopa de azeite

1 ramo de alecrim

1 colher de café de açafrão

Sal

Como fazer

Coloque o milho na panela e adicione o azeite. Quando a primeira pipoca estourar, despeje o açafrão igualmente sobre o milho e tampe a panela.

Mexa a panela tampada sobre o fogo de vez em quando para não queimar. Após estourar todos os grãos, adicione o alecrim e o sal a gosto.

Que tal reunir a família e experimentar essas receitas de milho pipoca enquanto curte um bom filme? 

Se você quer fazer a pipoca de cinema em casa, confira também nosso post: A melhor pipoca de Cinema

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.