Líder brasileira em
exportação de pulses
Inclusão da soja na alimentação: consumo e benefícios

Inclusão da soja na alimentação: consumo e benefícios

A busca por uma alimentação cada vez mais saudável e equilibrada tem motivado muitas pessoas nos últimos tempos. Trocar as refeições industrializadas por opções naturais é uma prática que tem ganhado muitos adeptos.

Assim, grãos como a soja passam a ganhar um espaço no dia a dia em receitas práticas e em pratos mais elaborados, trazendo muito mais sabor e qualidade no consumo de alimentos.

Se você ainda tem dúvidas sobre como inserir a soja na sua alimentação diária, vale a pena continuar essa leitura e, além de conhecer mais sobre a produção e o consumo desse grão, também ficar por dentro dos principais benefícios a nossa saúde!

Produção de soja no Brasil e no mundo 

Produção de soja no Brasil e no mundo

Em junho deste ano, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou um estudo realizado recentemente sobre a participação brasileira na produção de grãos no mundo. Arroz, cevada, soja, milho e trigo são alguns dos grãos listados e que colocam o Brasil na 4º posição do ranking mundial, com uma fatia correspondente a 7,8%.

Nosso país, nos últimos 20 anos, esteve em 2º lugar na produção e exportação de soja, sendo que, em 2020, chegou ao topo, com 50% do comércio mundial deste grão. Em valores, esse percentual representa mais de US$ 30 bilhões só no ano passado.

Esses dados correspondem a 126 milhões de toneladas produzidas e 84 milhões exportadas de soja em 2020. É muita coisa, não é mesmo?

Em âmbito mundial, foram mais de 362 milhões de toneladas de soja em mais de 127 milhões de hectares (área plantada).

Consumo de soja no Brasil e no mundo 

Consumo de soja no Brasil e no mundo

Em uma análise rápida dos números de produção, é possível observar que, aqui no Brasil, grande parte dos grãos colhidos são destinados à exportação, o que nos leva a uma conclusão: nosso consumo de soja na alimentação humana ainda é relativamente baixo!

A parte da produção que não é exportada é largamente utilizada para a fabricação de ração para animais e o famoso óleo de soja. Assim, há um grande desafio para fazer a inclusão deste grão in natura na nossa alimentação de forma mais expressiva.

Essa realidade se estende para o mundo todo, sendo que há uma preferência de consumo da soja após passar por processos de industrialização.

Vale ainda ressaltar que o preparo do grão necessitava de tempo – em função do cozimento -, o que também dificultou seu uso em nossa culinária. No entanto, atualmente, já é possível verificar novas formas de consumo, o que nos leva a conhecer ainda mais os benefícios da soja para a nossa saúde.

4 benefícios da soja para a saúde 

4 benefícios da soja para a saúde

A soja é uma das maiores fontes de proteína vegetal: é por isso que seu consumo está atrelado a dietas veganas e vegetarianas, visando substituir o consumo de carnes.

Além disso, atua diretamente no controle dos níveis de colesterol, na saúde óssea e, por ser rico em fibras, ajuda na regulação intestinal. Além desses benefícios, há outros benefícios mais específicos na inclusão do consumo da soja na dieta:

A chegada da menopausa para muitas mulheres traz junto a necessidade de aumentar os cuidados com a alimentação para garantir a qualidade de vida na melhor idade. Inserir a soja na alimentação possibilita que isso seja alcançado com maior facilidade.

Dentre os principais benefícios da soja na menopausa estão o fortalecimento dos ossos e o alívio dos sintomas psicológicos relacionados a esse período. Além disso, um estudo também apontou que mulheres que consomem este grão também verificaram uma melhora considerável na sua saúde cardiovascular.

Mas, não é somente para mulheres que a inclusão da soja na alimentação oferece benefícios: os efeitos de uma dieta equilibrada, com soja e outros grãos, também são sentidos em homens adultos.

E você: já usa a soja na sua alimentação diária? Quais receitas você gosta de preparar com este grão? Aproveite e confira mais conteúdos sobre a soja que temos aqui no blog!

 

 

 

Coperaguas

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina, a Coperaguas, desde seu surgimento, está instalada na cidade de Águas Frias (SC). Seus produtos e serviços são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade.