Quem investe em semente certificada economiza.
24 de Setembro de 2015 | Publicada as: 09h38 |
O investimento em sementes certificadas e legalizadas garante ao produtor de feijão maior qualidade e produtividade dos grãos. A informação é do gestor de suprimentos da Camil, João Carlos de Castro Alves, que faz alerta para os produtores que irão iniciar o plantio de feijão da 1ª safra. “Quem investe em semente certificada economiza e tem a certeza de ter comprador interessado no seu produto. No supermercado, o consumidor não observa a certificação, mas presta atenção na aparência do feijão. E uma boa aparência é conseguida por meio de sementes de qualidade”, assegura.
João Carlos afirma que as cultivares mais aceitas pelo mercado são: Pérola, Estilo e Bola Cheia. Em épocas normais, Pérola e Estilo são mais utilizadas. Em períodos de chuva no sudoeste, a cultivar Bola Cheia é a preferida, por ser mais resistente. Todas são do tipo carioca.
Para que uma semente seja certificada é preciso seguir a normativa do Ministério da Agricultura de número 09, do dia 02 de junho de 2005.
Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul iniciaram o plantio de feijão 1ª safra agora, em agosto. Conforme o calendário, em setembro, os produtores de São Paulo e Santa Catarina também começam a plantar feijão.
Fonte: http://www.bolsinha.com.br/